sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PONTOS DE VISTA DIFERENTES - Obama pinta uma parede e todo mundo dá a foto!


RESUMO

Um dos acontecimentos mais marcantes este ano foi a posse de Barack Obama, como primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

A notícia foi publicada nos principais jornais do Brasil e do mundo, e quatro dos principais jornais brasileiros destacaram a notícia com fotos semelhantes ou exatamente iguais de Obama pintando uma parede. São eles: O Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo e Correio Brasiliense. Mas isso foi intencional, pois, Obama deixou ser fotografado pintando pades na véspera de sua posse para passar i impressão de uma reforma geral na "casa". E no fundo também era markenting. Como se não bastasse, no dia de sua posse o Exército de Israel retirou-se da Faixa de Gaza (mesmo com o clima ainda muito tenso); isso não passou de uma estratétia para não haver crise internacional logo de cara e mostrar que o governo de Obama será pacífico.

Outro fato noticiado no memso dia foi o aumento do desemprego no Brasil; o maior desde 1992.



POSSE DE OBAMA SEGUNDO O GLOBO

O jornal abordou a notpicia diante dos fatos, deu detalhes da cerimônia e destacou com o título "O que Obama quer fazer" as mudanças em seu plano de governo, algumas são: economia, guerra no Afeganistão e no Iraque e aquecimento global. Informou tambémdata e local da cerimônia de posse. A notícia ocupou dois terços de página.



POSSE DE OBAMA SEGUNDO A FOLHA DE S. PAULO

O jornal enxergou a posse do presidente com uma importância a mais em tema social e político. O título "Obama toma posse hoje, com discurso mais negro", mostrou que essa é uma vitória contra o preconceito racial. Mesmo assim a notícia mais destacada foia a das demissões recordes, que ocupa o alto da página.



POSSE DE OBAMA SEGUNDO O ESTADO DE S. PAULO

A notícia teve grande importância por ter sido destacada no alto da página e ter ocupado metade da primeira página. O enfoque de sua posse foi nos aspecto

econômico, o que é marca do editorial de o Estado de S. Paulo, com o título "Obama assume já sob Pressão da economia", afirma que o principal agora é recuperar a economia.



POSSE DE OBAMA SEGUNDO O CORREIO BRAZILIENSE

O jornal foi mais "descontraído" ao abordar a notícia, onde publicaram uma charge com a evolução humana na qual o ex-presidente foi chutado. Com o título "Obama renova o sonho por um mundo melhor" mostrou o otimismo do jornal em relação ao presidente, pois conta também com o avanço social.



CONCLUINDO...

Quatro diferentes jornais abordaram o mesmo tema com figuras semelhantes, mas argumentaram e destacaram de formas bem diferentes.


PRIMEIRO: a figura de Obama mesmo sendo marketing, de alguma forma queria passar a sensação de mudança geral e esperança.


SEGUNDO: cada jornal tem sua própria característica, pois não se pode perder a "originalidade"".


TERCEIRO: mesmo havendo uma característica única não pode haver um "desencontro de informação", pois cada editor passou a sensação de ter destacado o que bem quase aí, houve a FALTA dela, veja bem: se uma pessoa é leitor fiel de apenas um determinado jornal, ele pode acabar tomando conclusões precipitadas ou equivocadas por falta ou destaque de uma informação.

Com isso temos que analisar diversas informações de diversos meios de comunicação, pois, com tudo há um ponto positivo; isso evita o monopólio de informação, mas o que não pode haver é um desencontro ou falta de enfoque nela.



RESPOSTAS SOBRE ANÁLISE DA MATÉRIA

a) Houve relevância nas notícias, algumas com mais detalhes e foco, outras com algumas notas e poucos detalhes ou até mesmo detalhando uma das muitas tarefas de Obama.Mas é fato que essas eleições ficaram na história.


b-) Não creio que essa notícia seja pouco interessante para o povo brasileiro, pois isso depende de como ela é abordada. As razões da mídia publicar notícias como essa é simples: sabemos que os Estados Unidos é a grande potência mundial " mundo gira em torno do mesmo", e assuntos importantes como o fim da guerra do Iraque e Afeganistão depende apenas da nação americana, sem falar que Obama é o primeiro presidente negro do país, e isso é um grande golpe contra o racismo.


c-) Não creio que seja um exagero, mas tem que haver um equilíbrio de informação. Temos que ficar atentos e apurar se os fatos são verídicos, porque existe sim o sensacionalismo nas notícias.

d-) Os Estados Unidos são potência atual do mundo capitalista que vivemos. O que acontece lá reflete no mundo inteiro. Acho justo uma eleição de grande importância ser publicada constantemente, pois, não podemos esquecer que a era Bush foi marcada por grandes tragédias e conflitos, que deixaram a todos com medo sequelas daquele 11 de Setembro de 2001; dizem que aquele foi "O dia em que a terra parou", como já dizia a música.

e-) A mídia eletrônica refere-se ao conjunto de meios de comunicação que necessita de recursos eletrônicos ou eletromecânicos para que o usuário final (audiência ou público) tenha acesso aos conteúdos - de vídeo ou áudio, gravados ou transmitidos em tempo real.


Marketing é o processo administrativo responsável por indetificar, antecipar e satisfazer lucrativamente os pré-requisitos do cliente. Ou seja é toda ação de uma empresa para satisfazer seu público alvo o (cliente).


A assessoria de imprensa é um instrumento dentro do composto de Comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.


É a pessoa ou proficional do Marketing.O tema toda vida é utilizado pela imprensa, para designar especificamente aqueles profissionais que fazem " marketing político " . Contudo com a expressão carrega um viés depreciativo estes preferem ser chamados de proficionais de MARKETING POlÍTICO passaram a contar com uma associação de classe . a A B C O P.


f-) Tudo envolve um pouco de marketing e negócios para se obter um lucro.


g-) Creio que sim. A intenção era passar a sensação ou certeza de que o governo Obama seria ou será pacífico. Isso já é mais uma estratégia de promover seu governo, pois sem marketing não há negócios e nem sucesso.